PORTAL DO CIDADAO 970X90
PORTAL DO CIDADAO 970X90
ADOTE 1 AMIGO 970X90
AÇÃO CASA PRONTA

EX-ESTAGIÁRIA DA EMHA APRESENTA ARTIGO EM UNIVERSIDADE ARGENTINA

O que antes era considerado um projeto fracassado e cheio de falhas no reassentamento da ex-comunidade Cidade de Deus durante a gestão municipal passada, hoje se transformou em um programa habitacional sustentável promovido pelo Ação Casa Pronta

30/05/2019 16h42
Por: Jean Hipólito
17

A arquiteta Maísa Marinho de Carvalho, ex-estagiária da Agência Municipal de Habitação (EMHA), apresentou na última sexta-feira (24) na Universidad Tecnológica Nacional da Argentina, artigo intitulado “Emprego de objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU na produção de habitação social”.

O trabalho foi escrito em coautoria e sob a supervisão do diretor de Habitação e Programas Urbanos da EMHA, Gabriel Gonçalves, e junto a Andrea Naguissa Yuba, professora doutora do curso de arquitetura da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), também orientadora do artigo. Baseado nas experiências bem-sucedidas do projeto Ação Casa Pronta, o documento é fruto de densa pesquisa sobre os impactos sociais do reassentamento e concomitante capacitação profissional de moradores da antiga comunidade Cidade de Deus, em Campo Grande.

O estudo de caso foi aceito e apresentado durante o Encontro Latinoamericano e Europeu de Edificações e Comunidades Sustentáveis 2019 na UTN, em Buenos Aires. De acordo com Maísa, ao capacitar o público atendido nas diversas áreas da construção civil, o Poder Público promove uma espécie de “gestão partilhada”: quando a administração dos recursos investidos na produção propõe, além disso, diversos benefícios sustentáveis.

“O fortalecimento da relação da Ação Casa Pronta com princípios de sustentabilidade da ONU correlaciona-se a ações do governo com a sociedade. O projeto, então, renova as práticas do município no tratamento do recurso investido nesta demanda habitacional e ainda gera renda futura aos beneficiados, por intermédio da capacitação profissional, com a finalidade de inseri-los no mercado de trabalho”, explica a ex-estagiária.

NEX_HAB

Para o diretor de Habitação e Programas Urbanos da EMHA, Gabriel Gonçalves, o aceite e a apresentação do projeto, que já integra o banco de boas práticas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, é mais uma oportunidade de ampliar a visibilidade do programa que tem transformado a vida da comunidade, hoje reassentada em quatro áreas da Capital: Bom Retiro, Jardim Canguru, Vespasiano Martins e José Teruel I e II.

“O que antes era considerado um projeto fracassado e cheio de falhas no reassentamento da ex-comunidade Cidade de Deus durante a gestão municipal passada, hoje se transformou em um programa habitacional sustentável promovido pelo Ação Casa Pronta, uma iniciativa inovadora da EMHA junto à Funsat e com apoio do governo do Estado. Dessa maneira, o NEX_HAB foi implantado junto à EMHA para que mais iniciativas como essa possam ser viabilizadas para atendimento à população”, analisa o diretor de Habitação e Programas Urbanos da EMHA.

Gabriel é coordenador do NEX-HAB, que já recebeu 8 estagiários de arquitetura e urbanismo e tem o objetivo de ampliar o trabalho acadêmico com projetos de impacto positivo real nas comunidades da Capital. “Já fizemos o levantamento de demais áreas de interesse social em Campo Grande para pesquisa e criação de novos projetos inovadores no segmento. Do NEX_HAB surgiram três artigos científicos, dos quais um deles foi este apresentado na Argentina e também a criação do Prêmio para Estudantes de Arquitetura e Urbanismo Campo Grande Bem Melhor, que já está na sua segunda edição e com inscrições abertas até o dia 19 de junho”, finalizou.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Campo Grande - MS
Atualizado às 03h35
20°
Alguma nebulosidade Máxima: 29° - Mínima: 18°
20°

Sensação

17 km/h

Vento

64%

Umidade

Fonte: Climatempo
SUPINANDO 300X600
CAMARA MUNICIPAL FACA VALER
Municípios
ORCAMENTO SIMPLES 300X250
CAMARA MUNICIPAL FACA VALER
Últimas notícias
CAMARA MUNICIPAL FACA VALER
100 DIAS DO GOVERNO 300X250
Mais lidas
PREVIDENCIA 300X250 SAIBA MAIS 01
Anúncio