PORTAL DO CIDADAO 970X90
ADOTE 1 AMIGO 970X90
PORTAL DO CIDADAO 970X90
Patrimônio histórico

Em Courmbá, obras de restauro e recuperação da Igreja Matriz seguem a todo vapor

Prédio da Matriz agrega valor ainda maior a um conjunto arquitetônico de muita relevância.

04/06/2019 11h33
Por: Jean Hipólito
Fonte: CorumbáNotícias
8

 

As obras de restauro e recuperação da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária foram vistoriadas pelo prefeito Marcelo Iunes na manhã desta terça-feira, 04 de junho. Com recursos do PAC Cidades Históricas e contrapartida da Prefeitura Municipal, a igreja será totalmente restaurada, parte externa, interna revestimentos e cobertura do coro. 

Na visita, o chefe do Executivo corumbaense destacou que as intervenções foram baseadas nas informações da pesquisa histórica, prospecções arquitetônicas e pictóricas, levantamento físico e mapeamento de danos. De acordo com o prefeito, as obras têm como objetivo a recomposição dos espaços e materiais e requalificação da construção. A subsecretária de Infraestrutura, Tânia Dantas, acompanhou o prefeito. 

As soluções, de acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, permitem a apropriação do espaço de acordo com os parâmetros normativos e as necessidades atuais sem desrespeitar as características originais do imóvel.

A restauração e requalificação executada pelo Município têm como objetivo principal valorizar a estética original do prédio, mesmo em face de adaptações e adequações de demanda funcional, buscando atendê-las através de decisões projetuais que além do restauro e recuperação dos elementos históricos, propõem intervenções evidentes, porém discretas com materiais contemporâneos que dialogam e se harmonizam com as características do objeto de restauro sem gerar dúvidas sobre a época. O Governo do Estado aplicou recursos para restauração da parte elétrica. As obras executadas pela Prefeitura estão orçadas em R$ 1.786.064,84. 

Patrimônio Municipal e Estadual 

Construída por Frei Mariano de Bagnaia no século 19, a igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária tornou-se patrimônio histórico e cultural do município de Corumbá no dia 02 de fevereiro de 2017, por meio do decreto municipal número 1.748.

A declaração, para fins de tombamento, levou em consideração – além das características arquitetônicas da igreja – a proteção do patrimônio histórico cultural local; o valor histórico da Catedral para a cidade; o fato de ter sido construída em 1885 e ser o templo católico mais antigo de Mato Grosso do Sul e ainda o fato de Nossa Senhora da Candelária ser padroeira de Corumbá e da Diocese. 

O prédio da Matriz agrega valor ainda maior a um conjunto arquitetônico de muita relevância. Está inserido num complexo de prédios históricos formado pela antiga unidade da Casa Mista, do Instituto Luiz de Albuquerque (ILA) e a sede da Polícia Federal. 

No mesmo ano, a Catedral de Nossa Senhora da Candelária foi reconhecida como Bem do Patrimônio Histórico Material de Mato Grosso do Sul. Conforme a publicação, o Conselho Estadual de Cultura concluiu que a Igreja “está entre as edificações de maior expressão quanto à riqueza histórica e arquitetônica de Mato Grosso do Sul”. 

O prédio, com elementos da arquitetura eclética, cuja pedra fundamental foi lançada em 1872 pelo pregador imperial e Vigário da Vara, Frei Mariano de Bagnaia, foi inaugurado em 1877. Na igreja fica alojada a padroeira de Corumbá, Nossa Senhora da Candelária, e em sua construção foi encontrado um brasão da Coroa Portuguesa. A Catedral está inserida numa região próxima de outros prédios e monumentos que já tiveram seu valor histórico reconhecido.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Corumbá - MS
Campo Grande - MS
Atualizado às 03h35
20°
Alguma nebulosidade Máxima: 29° - Mínima: 18°
20°

Sensação

17 km/h

Vento

64%

Umidade

Fonte: Climatempo
SUPINANDO 300X600
CAMARA MUNICIPAL FACA VALER
Municípios
CAMARA MUNICIPAL FACA VALER
ORCAMENTO SIMPLES 300X250
Últimas notícias
100 DIAS DO GOVERNO 300X250
CAMARA MUNICIPAL FACA VALER
Mais lidas
PREVIDENCIA 300X250 SAIBA MAIS 01
Anúncio