ADOTE 1 AMIGO 970X90
PORTAL DO CIDADAO 970X90
PORTAL DO CIDADAO 970X90
Integração

Bolsonaro e Macri falam unificar moeda entre Brasil e Argentina

Presidente disse que é favorável a estudos para eventual implementação de moeda única

07/06/2019 09h58
Por: Jean Hipólito
Fonte: JB/Terra
7

Empresários argentinos e representantes dos governos de Mauricio Macri e Jair Bolsonaro discutiram nesta quinta-feira, 6, a criação de uma moeda comum no Mercosul, que se chamaria "peso real". Uma fonte argentina confirmou ao Estado que a moeda comum seria resultado natural da intensificação do processo de integração de dois países que adotam políticas econômicas semelhantes.

O presidente Jair Bolsonaro disse a jornalistas na madrugada desta sexta-feira (7), antes de deixar a Argentina, que é favorável a estudos para a eventual implementação de uma moeda única, no futuro, entre Brasil e Argentina -a possibilidade foi aventada na quinta-feira (6) em reunião com empresários. A moeda teria o nome de "peso real".

Desde o início do Mercosul, no início dos anos 90, existe a intenção de se criar uma moeda única. No entanto, choques econômicos, como a desvalorização do real, de 1999, impediram a concretização do plano. A discrepância entre as inflações de Brasil e Argentina, porém, seria um grande desafio. Enquanto a inflação acumulada nos últimos 12 meses no Brasil é de 5%, na Argentina chega a 55%.

O Estado apurou que a questão da moeda comum foi apresentada nesta quinta-feira pelo ministro da Economia Paulo Guedes durante um encontro empresarial no Hotel Alvear, no qual estiveram presentes Bolsonaro e os ministros argentinos Jorge Faurie, de Relações Exteriores, e Dante Sica, de Produção e Trabalho. A proposta foi muito bem recebida, disseram fontes que participaram do encontro.

A criação de uma moeda única para o Mercosul ganhou impulso no fim de abril, quando a Argentina atravessava mais uma fase aguda de sua crise financeira. A ideia havia sido apresentada ao governo de Mauricio Macri meses antes em Washington. Na ocasião, a equipe argentina pediu para que os brasileiros esperassem até que as eleições presidenciais do país passassem, em outubro, afirmou uma fonte.

O Banco Central do Brasil emitiu um comunicado na noite de quinta-feira afirmando que não há estudos para uma união monetária.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Campo Grande - MS
Atualizado às 04h55
19°
Alguma nebulosidade Máxima: 29° - Mínima: 18°
19°

Sensação

15 km/h

Vento

68%

Umidade

Fonte: Climatempo
SUPINANDO 300X600
CAMARA MUNICIPAL FACA VALER
Municípios
ORCAMENTO SIMPLES 300X250
CAMARA MUNICIPAL FACA VALER
Últimas notícias
CAMARA MUNICIPAL FACA VALER
100 DIAS DO GOVERNO 300X250
Mais lidas
PREVIDENCIA 300X250 SAIBA MAIS 01
Anúncio